Metodologias

INSTALAÇÕES ARTISTICO PEDAGÓGICAS

São cenários compostos por elementos da realidade suscitadores de problematização e reflexão. Uma instalação guarda semelhanças com uma instalação artística em sua dimensão estética, na multiplicidade de “suportes” utilizados e na espacialização que monta e desmonta conforme o contexto em que se insere. As instalações foram inspiradas nos programas de formação dos trabalhadores que a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e suas Escolas Sindicais, inauguradas nos anos 1980 e 1990.

CÍRCULO DE CULTURA

Metodologia proposta por Paulo Freire que promove o processo de ensino e aprendizagem, da leitura e da escrita, realizando debates sobre questões centrais do cotidiano. Um Círculo de Cultura é expressão de um momento riquíssimo para o exercício dialógico em qualquer tipo de promoção coletiva que incentive processos educativos, assumidamente, com postura de vida participativa, seja na escola, na extensão, em ambientes rurais e urbanos. O círculo de cultura horizontaliza os conhecimentos e se mostra como uma ferramenta que potencializa a dialogicidade entre os participantes

INTERCÂMBIOS AGROECOLOGICOS

Os intercâmbios agroecológicos consistem num conjunto de dispositivos metodológicos que possuem como referência a matriz sociocultural e o trabalho dos agricultores, e tem estimulado processos educativos, ao passo que potencializa o movimento da Agroecologia. Os intercâmbios possuem princípios similares a metodologia denominada “Campesino a Campesino” desenvolvida na América Central. Dentre estes princípios encontram-se estímulo ao protagonismo dos agricultores enquanto agentes produtores de conhecimento, que criam e desenvolvem técnicas e práticas de manejo, e o estímulo ao intercâmbio desses conhecimentos de uma forma coletiva, dinâmica e motivadora para todos (ZANELLI et al., 2015).

DRAGON DREAMING

Trata-se de um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis (http://www.dragondreamingbr.org), elaborado pelo australiano John Croft, mas com aporte de vários autores, inclusive Paulo Freire.

MUTIRÕES AGROECOLOGICOS

os mutirões agroecológicos geralmente possuem um tema gerador de onde se irradia uma concepção pedagógica comprometida com a compreensão e transformação da realidade do local em que ocorre. Trata-se de um encontro entre estudantes, técnicos/as, professores/as e agricultores/as que se reúnem para execução de alguma tarefa prática, onde cada um aportará sua ajuda de acordo com as aptidões, envolvendo atividades desde o preparo da alimentação até o serviço braçal de podas, roçados, plantios etc. Durante as atividades dos mutirões são gerados uma série de aprendizados práticos e troca de conhecimentos entre os saberes científicos e populares.

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