Coletivos

ANIMAIS PARA AGROECOLOGIA

Animais para Agroecologia é um grupo em que suas atividades objetivam a maior integração do componente animal (produção ou não) com os Sistemas Agroflorestais (SAFs). A abordagem metodológica do projeto privilegia a construção coletiva do conhecimento agroecológico, a partir de ações sobre alimentação e saúde (homeopatia) alternativas dos animais.

APÊTI

O Apêti é um grupo de estudos em sistemas agroflorestais composto por estudantes que objetiva a condução, acompanhamento e assessoria em projetos em sistemas agroflorestais e acompanhamento de projetos de assessoria a agricultores. Atualmente o grupo desenvolve suas atividades de manejo agroflorestal na área do CTA e na Escola Família Agrícola Paulo Freire, em Acaiaca-MG.

GAO

O GAO (Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica) é um grupo estudantil que procura realizar trabalhos voltados para uma agricultura mais sustentável. O grupo possui uma área experimental (MATAGAO) no campus da UFV, onde são realizadas oficinas, encontros, debates etc. Esta área é um local de articulação dos demais grupos.

GRUPO DE ESTUDOS EM BAMBU

Estudos em Bambu é um grupo que promove encontros técnicos e oficinas práticas com o objetivo de promover diálogos sobre os conhecimentos e a utilização do bambu e a sua valorização como material de construção, incluindo construção utilizadas pelos projetos de extensão e pesquisa. O bambu é uma alternativa local sustentável para construções e geração de renda.

ITCP

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) desenvolve ações direcionadas ao  Fortalecimento e fomento de empreendimentos econômicos organizados a partir dos princípios da Economia Popular Solidária (EPS). Tem por objetivo geral apoiar iniciativas coletivas visando seu fortalecimento nos aspectos econômicos, organizativos e sociais, buscando a geração de trabalho e renda, a promoção do consumo consciente, do comércio justo, da segurança alimentar, da produção agroecológica e solidária e o desenvolvimento local sustentável. A Incubadora possui ainda o objetivo de divulgar e fortalecer a economia solidária na região da Zona da Mata Mineira.

LICENA

O curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências Natureza e Agroecologia (LICENA) visa formar educadores/as para atuar em escolas do campo e desenvolver a capacidade de estabelecer diálogos entre conhecimentos científicos e populares. E, a partir disso, desenvolver ações para melhoria da vida no campo. O curso começou no ano de 2014 como uma proposta da UFV em buscar a formação de profissionais para atuarem em escolas do campo e com maior capacidade de interlocução entre a academia e o meio rural.

REDE RAIZES DA MATA

A Rede Agroecológica de Prosumidores/as Raízes da Mata é uma proposta que se configura como uma rede de articulação de produtoras/es e consumidoras/es. Na rede são realizadas feiras semanais de produtos agroecológicos e de origem local, provenientes das famílias agricultoras e de empreendimentos solidários de Viçosa e região. A rede funciona como um circuito curto de comercialização, em que a relação entre consumidores e produtores busca o fortalecimento dessa interação enquanto estratégia de educação em agroecologia.(www.youtube.com/watch?v=otOeirIouGs).

REDE NÓS DE ÁGUA

Rede que congrega diversos sujeitos que desenvolvem ações de conservação das águas, utilizando tecnologias sociais. Desenvolve projetos de assistência técnica e extensão rural, em pesquisas participativas, ações de educação ambiental, construção de sistemas de tratamento de efluentes rurais, metodologias participativas, manejo agroecológico dos solos e sistemas agroflorestais, monitoramento de qualidade de água, recuperação de áreas degradadas e nascentes, realização de oficinas e mutirões de capacitação no meio rural, cursos de formação de multiplicadores de tecnologias sociais e outros.

SAUÍPE

O SAUIPE (Saúde Integral em Permacultura) é um grupo que desenvolve ações na área da Permacultura e que tem como um de seus princípios o planejamento de ambientes humanos saudáveis.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados