TROCA DE SABERES

A Troca de Saberes é um encontro anual de três dias que ocorre na UFV no mês de julho, desde 2009. Durante a Troca de Saberes membros da comunidade não universitária, em especial agricultores e agricultoras familiares, encontram-se no campus da UFV para, a partir de várias atividades, socializar e construir saberes. Os participantes são principalmente jovens das comunidades da Zona da Mata mineira. Metodologias participativas como Círculo de Cultura, Instalações artístico-pedagógicas e Dragon-dreaming são empregadas continuamente desde a construção até a realização do evento. A Troca de Saberes promove no locus universitário o encontro dos atores envolvidos nos processos e ações agroecológicas que são realizadas na região como Terreiros Culturais, Intercâmbios e Mutirões Agroecológicos . Assim, a Troca de Saberes será o evento de articulação geral de todos os envolvidos/as no projeto.

A preparação da Troca de Saberes ocupa o primeiro semestre de cada ano e em 2017 foi transformada em uma disciplina denominada “Projeto Troca de Saberes”. A preparação exige articulação com as organizações parceiras, atores das comunidades e com a Universidade. O trabalho é intenso e exige o uso de metodologias para o planejamento e execução das ações. Uma das metodologias utilizadas é o Dragon Dreaming . Todas as ações desenvolvidas nestes encontros serão convertidas em encontros de tempo escola e tempo comunidade registrados e sistematizados pelos participantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Este eixo busca ainda apoiar, em parceria com o Licena, as atividades relacionadas aos cuidados com água – técnicas de plantio de água e saneamento básico rural, bem como as demais atividades ligadas à socioagrobiodiversidade da região, como Feiras de Sementes, Seminário da Agrobiodiversidade e mapeamento da diversidade na região.