Informativo

LANÇAMENTO: Plano Regional de Agroecologia e Produção Orgânica

Durante a XVI Troca de Saberes, no dia 13 de julho, no Peneirão do Polo, fizemos o lançamento oficial do Plano Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, documento que materializa a política de ações que desejamos para o Polo Agroecológico. Ele foi entregue a gestoras/es, parlamentares e assessoras/es presentes.

O Plano foi elaborado de forma coletiva, com cerca de 40 organizações do campo agroecológico, durante os anos de 2020 e 2021. Depois, o texto foi trabalhado a fim de trazer uma coesão e de tecer complementações, para que se tornasse o Plano da Lei do Polo. Através do projeto do Termo de Execução Descentralizada entre Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi possível viabilizar a sua finalização.

O Plano tem como objetivo orientar a atuação de entidades e parceiras/os da Zona da Mata em defesa da agroecologia e subsidiar a formulação de programas e políticas públicas. Como não há nenhuma política pública em execução que se destine ao Polo, as organizações se motivaram em construir esse instrumento político, inspiradas na elaboração coletiva, realizada em âmbito nacional, do I Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

O lançamento deste Plano representa um convite à atuação coletiva. Para que ele se concretize, é fundamental que as entidades se apropriem dele e que possamos nos organizar enquanto Polo para incidirmos sobre a criação e regulamentação de políticas públicas destinadas à região. Poder público e sociedade civil organizada têm papéis-chave para a construção de políticas que não apenas reconheçam a importância da agroecologia, mas garantam seu enraizamento e expansão, gerando renda, autonomia, saúde, bem viver, soberania e segurança alimentar e nutricional e criando caminhos de vida e resiliência frente às mudanças climáticas. 

Acesse aqui o Plano do Polo completo!

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados